Saiba como é a transformação do cacau em chocolate


Nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos. Ainda mais se for sobre um assunto que não sai da sua boca: o chocolate!

Já parou pra pensar em como ele é fabricado? Tem curiosidade em saber, mas nunca sobrou um tempinho pra pesquisar? Pois bem. Pra começar o ano com o pé direito, vamos apresentar um resumo desse processo produtivo que, em breve, também fará parte do cotidiano da Doceria Famoso.







O processo produtivo do chocolate se inicia com a colheita dos frutos maduros, que serão cortados cuidadosamente, para não danificar as sementes.







Depois disso, acontece a fermentação das sementes por alguns dias. Esse processo faz com que a cor e o odor sejam alterados e o sabor amargo, reduzido. Após a fermentação, as amêndoas do cacau passam pelo processo de secagem.



Depois de secas, as amêndoas são separadas por tamanho e qualidade. Também ocorre a retirada de possíveis impurezas. São torradas em baixa temperatura e descascadas, para dar origem aos nibs de cacau.






Os nibs de cacau, então, são moídos para a obtenção da massa de cacau. Essa massa é o chocolate 100% cacau e, a partir dela, são formuladas as receitas de diversos chocolates.







A massa de cacau passa pelo processo de refino seguido pelo de conchagem, para reduzir um pouco a acidez e fazer com que o chocolate derreta mais facilmente na boca. Em seguida, ocorre a temperagem do chocolate com trocas de temperatura para a cristalização da manteiga de cacau.





Por fim, o chocolate é moldado em formas para adquirir o aspecto desejado.






21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo